quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Antártica


A Antártica ou Antártida,é o mais meridional dos continentes e um dos menores, com uma superfície de catorze milhões de quilômetros quadrados. Rodeia o polo Sul, e por esse motivo está quase completamente coberta por enormes geleiras (glaciares), exceção feita a algumas zonas de elevado aclive nas cadeias montanhosas e à extremidade norte da península Antártica. Sua formação se deu pela separação do antigo supercontinente Gondwana há aproximadamente 100 milhões de anos e seu resfriamento aconteceu nos últimos 35 milhões de anos.

É o continente mais frio, mais seco, com a maior média de altitude e de maior indíce de ventos fortes do planeta.A temperatura mais baixa da Terra (-89,2 °C) foi registrada na Antártica, sendo a temperatura média na costa, durante o verão, de apenas -10 °C; no interior do continente, é de -40 °C.Muitos autores o consideram um grande deserto polar, pela baixa taxa de precipitação no interior do continente.A altitude média da Antártica é de aproximadamente 2000 metros.Ventanias com velocidades de aproximadamente 100 km/h são comuns e podem durar vários dias.Ventos de até 320 km/h já foram registrados na área costeira.

Como não há povos nativos da Antártica, a sua história é a da sua exploração. É muito provável que os povos de regiões próximas ao continente tenham sido os primeiros a explorá-lo: os povos Aush da Terra do Fogo, por exemplo, falam sobre o "país do gelo" e um chefe maori de nome Ui-Te-Rangiora teria atingido a região em 650 d.C.
As primeiras expedições documentadas começam no século XVI. Américo Vespúcio relatou o registro visual de terras a 52°S.Várias expedições aproximaram-se gradativamente do continente sem, no entanto, ter-se a certeza de que se tratava realmente de um continente ou de um conjunto de ilhas, até às expedições de James Cook, o primeiro a circum-navegá-lo entre 1772 e 1775 sem o avistar, devido à névoa e aos icebergs.



Durante o inverno, a Antártica fica no escuro. Desde o fim de Março até Setembro o Sol simplesmente não aparace por lá e a temperatura chega, em média, a 60 graus Celsius negativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário