sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

República do Azerbaijão


O Azerbaijão, oficialmente República do Azerbaijão, é um país localizado no Cáucaso, na fronteira entre a Europa e a Ásia. Inclui uma área principal, junto ao Mar Cáspio, e o enclave de Nakichevan, a sudoeste. O território principal limita a norte com a Geórgia e a Rússia, a leste com o Mar Cáspio, do outro lado do qual se encontram as costas do Turquemenistão, a sul com o Irã / Irão e a oeste com a Arménia e o enclave de Nakichevan da Turquia. A sua capital é Baku.

Muitas localidades da República do Azerbaijão foram consideradas inabitáveis.Boa parte do pais é tomada por centenas de pequenos vulcões de lama.A atividade vulcânica é constante.

13 Curiosidades da república do Azerbaijão

1. Uma das repúblicas que se tornaram independentes com a dissolução da União Soviética, o Azerbaijão apresenta grandes possibilidades de desenvolvimento, graças sobretudo a suas importantes reservas de petróleo.
2. A nação está situada sobre um lençol de petróleo muito próximo da superfície.Em razão dessa característica geográfica, poças de petróleo afloram na superfície do terreno por todo o país, especialmente na orla marítima.
3. Como país independente, continuou a enfrentar um problema do passado: a disputa, com a vizinha república da Armênia, pela província de Nagorno-Karabakh.
4. Conta com cidades típicas de grande riqueza cultural; um artesanato local interessante; uma modesta, mas deliciosa gastronomia e belas Paradas Naturais, com fauna e flora variadas.
5. Os setores industrial e agrário concorrem de maneira equilibrada para a formação do produto interno bruto. O principal produto agrícola é o algodão, seguido pelo tabaco, pela uva e pelo chá. O sistema de irrigação permite também abundantes colheitas de legumes. O Azerbaijão chegou a responder por dez por cento de toda a produção agrícola da antiga União Soviética.
6. O Azerbaijão apresenta problemas de contaminação do solo devido ao uso de pesticidas. Desfolhantes altamente tóxicos foram usados extensivamente nos cultivos de algodão.
7. A contaminação da água é outro problema grave; aproximadamente metade da população não é servida de esgotos e só um quarto de toda a água servida recebe tratamento.
8. Existe na região de Qobustan a chamada FLATULÊNCIA GEOGRÁFICA, uma das mais incomuns manifestações de vida do nosso planeta. Trata-se de crateras no solo, com aparência de caldeirões borbulhantes, que expelem barro vulcânico em temperatura ambiente, cientificamente chamado “palcik vulcanlar” ou, popularmente, acne geológico.
9. Tem um parque industrial bastante diversificado, além das indústrias petrolíferas e de gás natural, o país produz máquinas e equipamentos, fertilizantes minerais, plásticos, produtos químicos e metalúrgicos.
10. Por toda a costa, a perder de vista, erguem-se milhares de torres de prospecção de petróleo, das quais, centenas delas estão abandonadas e enferrujadas sobre poças do precioso líquido, mais parecendo um mar negro de sucatas.
11. Uma das mais estranhas cidades do mundo fica ao largo da costa do Azerbaijão, abandonado e em ruínas. “Oleosa Rocks” começou com um único caminho para fora sobre a água e cresceu em um sistema de caminhos e plataformas construídas na parte de trás dos navios afundados para servir como fundação da cidade.
12. Os cafés têm merecida fama. costumam estar decorados com um gosto excelente e na maioria deles pode-se comer algo leve, enquanto se escuta música variada. Os bares também são um centro de reunião habitual para os habitantes.
13. Na gastronomia destacam-se o caviar e os blinis, as tortas de milho com arenques em molho de nata e a densa sopa de beterraba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário